A vacinação contra a dengue será estendida em Goiás, abrangendo agora crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme anúncio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A medida visa aumentar a adesão à vacina, originalmente disponível para crianças de 10 e 11 anos, devido à baixa procura, que alcançou apenas 13% do público-alvo.
O Secretário de Estado da Saúde, Rasivel dos Reis, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Fluvia Amorim, destacaram que a ampliação visa combater informações falsas veiculadas na internet, que contribuíram para a relutância na busca pela vacina. A SES incentiva os pais e responsáveis a procurarem as unidades de saúde para imunizar as crianças e adolescentes.
“A vacina é segura. Ela foi testada e aprovada. Ela, inclusive, é a mesma ofertada na rede privada, que não tem mais vacina, e na rede pública tem”, ressalta Fluvia. Para garantir a continuidade da imunização, a secretaria informou que, como se trata do mesmo imunizante, Qdenga, quem recebeu a primeira dose na rede privada pode completar o esquema na rede pública, respeitando o intervalo de três meses.
Em Goiânia, a vacinação para adolescentes de 12 a 14 anos teve início antes do previsto, na tarde de quinta-feira (29), disponível nas 72 salas de vacinas da capital, das 8h às 17h. A iniciativa visa fortalecer a proteção contra a dengue na faixa etária mais jovem e combater a propagação da doença.
Deixe o seu Comentário