A USP conquistou o primeiro lugar no ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe. Outras 34 universidades brasileiras também melhoraram suas posições na lista da QS Quacquarelli Symonds, incluindo a Unicamp, que subiu da quinta para a terceira posição.
Entre as instituições que avançaram estão Unesp, UFMG, PUC-Rio, UnB, Unifesp, UFSCar, UFF, PUC-RS, PUC-SP, Uerj, UFRN, PUC-PR, UFABC, entre outras. O Brasil manteve 97 universidades no ranking, mais do que qualquer outro país. Das 35 que subiram, 31 desceram e as demais permaneceram estáveis.
A classificação é baseada em critérios como impacto e produtividade de pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. A USP, agora em primeiro lugar, anteriormente estava em segundo, enquanto a Unicamp subiu de quinto para terceiro lugar.
Principais Avanços:
• USP: 2º para 1º lugar
• Unicamp: 5º para 3º lugar
• Unesp, UFMG, PUC-Rio, UnB, Unifesp, entre outras, também melhoraram posições.
Principais Descensos:
• UFRGS: 17º para 18º lugar
• UFPR, UFPE, UFC, UFBA, Ufpel, UFV, UFJF, Uel, UFU, entre outras, registraram queda em posições.
A metodologia do QS inclui critérios como reputação acadêmica, reputação do empregador, proporção de docentes por aluno, professores com doutorado, rede internacional de pesquisa, citações por artigo, artigos por corpo docente e impacto na internet.
Deixe o seu Comentário