Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) participaram de treinamento na sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) em Goiânia, de 21 a 23 de fevereiro.
O foco do treinamento foi a utilização do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago), desenvolvido em Goiás e cedido para uso no Tocantins.
A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências e oferecer apoio técnico na implementação do sistema.
Durante o treinamento, servidores da Agrodefesa compartilharam conhecimentos sobre o Sidago, abordando temas como programas de agrotóxicos, sementes e mudas, cadastro de revendas de insumos agropecuários, e programas de sanidade vegetal, com enfoque especial em culturas como soja e algodão.
A tecnologia do Sidago, desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Agrodefesa, é uma plataforma que integra informações estratégicas de defesa agropecuária animal e vegetal, proporcionando acompanhamento em tempo real do trânsito agropecuário.
José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, destaca que o Sidago é uma referência no país, sendo exportado para 14 estados brasileiros.
A plataforma visa desburocratizar o trabalho do produtor, permitindo o acesso a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas no campo.
O treinamento e a cooperação entre as agências estaduais visaram fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e a modernização dos serviços oferecidos aos produtores agropecuários.
Deixe o seu Comentário