🔍 O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, liberado para fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, não conseguiu passar na segunda fase do teste. Ele está detido desde agosto por suposta interferência nas eleições de 2022.
🎓 Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Silvinei buscou obter a carteira de advogado pela OAB do Distrito Federal ao participar do exame da entidade em novembro, mesmo estando preso na sede da Polícia Federal em Brasília.
✅ No dia 7 de dezembro, Silvinei foi aprovado na primeira fase, mas não conseguiu avançar na segunda etapa do exame, que exigia uma avaliação discursiva.
📝 O nome do ex-diretor da PRF não consta na lista preliminar dos aprovados, divulgada pela OAB nesta quinta-feira, 15.
🔍 Silvinei foi preso em agosto do ano passado, durante a Operação Constituição Cidadã, sob a acusação de interferir no segundo turno das eleições de 2022. Segundo a PF, ele e outros agentes da PRF teriam utilizado recursos públicos para influenciar o resultado do pleito.
🗣️ Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, Silvinei negou ter usado seu cargo para beneficiar Jair Bolsonaro, alegando que a atuação da PRF foi mais intensa no Nordeste devido à maior estrutura da corporação na região.
📣 Às vésperas do segundo turno, o ex-diretor da PRF fez publicações nas redes sociais pedindo votos para Bolsonaro. Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, Silvinei se aposentou aos 47 anos, diante das investigações sobre sua conduta durante as eleições.
📊 Segundo dados do Conselho Federal da OAB, o índice de reprovação na prova OAB tem se mantido em torno de 70% nos últimos anos. Em 2023, o índice foi ainda maior, chegando a 74,19%. O índice de reprovação é maior na primeira fase da prova, que é composta por 80 questões objetivas. Mesmo sendo um ex-diretor da PRF, o fato de reprovar não é exclusividade dele, pois no Brasil existem mais de 3 milhões de bacharéis em Direito sem OAB.
🔗 Mais informações sobre o caso e desdobramentos em breve. Fique ligado para atualizações!
Deixe o seu Comentário