O Festival Parede Viva, uma iniciativa cultural e educativa, promove a conscientização socioambiental através da arte urbana. Em sua segunda edição, o festival traz para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, uma homenagem especial aos brigadistas que combatem incêndios florestais.
Homenagem a Dona Maria
O artista Victor Macaulin está criando uma pintura em uma empena, a parte lateral de um edifício sem janelas ou aberturas. A obra homenageia Dona Maria, uma liderança indígena da Aldeia Mãe Terra e brigadista de Miranda (MS). A tinta utilizada na pintura é feita de cinzas de queimadas, parte do projeto Cinzas da Floresta.
Localização e Detalhes da Pintura
O mural está sendo pintado em um prédio residencial no bairro Aero Rancho, um dos mais populosos de Campo Grande. A pintura começou nesta quinta-feira (4) e será concluída até sábado (6). Além da pintura, o festival também inclui oficinas de arte e educação para alunos de escolas públicas próximas.
Oficinas e Atividades Educativas
As oficinas incluem:
- Exibição do filme “Cinzas da Floresta”, seguida de um debate e oficina de pintura com cinzas no mural da escola.
- Visita à empena pelos alunos participantes.
- Avaliação das atividades.
A oficina na escola aconteceu na quinta-feira (4), e a visita dos estudantes à empena será na segunda-feira (8).
Produção da Tinta de Cinzas
De maio a julho de 2024, cinzas de queimadas foram coletadas de todo o Brasil, com apoio da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV). As cinzas foram peneiradas e transformadas em pigmentos que variam em tonalidades, aplicadas posteriormente com verniz solúvel em água.
Documentário “Cinzas da Floresta”
O documentário “Cinzas da Floresta”, dirigido por André D’Elia, registra a coleta das cinzas e a produção da tinta. O filme acompanha Mundano, que em 2021 viajou pelo Brasil para coletar as cinzas e criar a obra “O Brigadista da Floresta” em São Paulo, inspirando o projeto atual.
Programação Completa do Festival
- De segunda-feira (1) a sábado (6): Pintura da empena.
- Quinta-feira (4): Oficina na escola.
- Segunda-feira (8): Visita de estudantes à empena.
O Festival Parede Viva, através desta iniciativa, une arte e educação para destacar a importância do trabalho dos brigadistas e a preservação ambiental.
Deixe o seu Comentário