Sua produção em série começou em 29 de março de 1974 na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e desde então, mais de 37 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. Este carro, sucessor do Fusca, foi uma revolução no mercado, estabelecendo novos padrões para os compactos econômicos.
O Golf teve uma jornada interessante até sua versão final. Três protótipos foram desenvolvidos antes dele: o EA 266, com motor traseiro refrigerado a água, que acabou sendo cancelado; o EA 276, com motor dianteiro e tração dianteira, que também não seguiu adiante devido à tecnologia ultrapassada; e o EA 337, projetado por Giorgetto Giugiaro, que acabou sendo a base para o Golf Mk1 que conhecemos hoje.
Giugiaro, um renomado designer automotivo, considerou o Golf como o carro mais importante de sua carreira. Ele o descreveu como o sucessor do Beetle, projetado para ser um carro compacto moderno. Embora sua versão final tenha algumas diferenças em relação ao protótipo, o Golf manteve sua essência e se tornou um dos carros mais vendidos e populares do mundo.
O nome “Golf” foi inspirado na corrente oceânica “Gulf Stream” (“Golfstrom” em alemão), e ao longo de suas várias gerações, o Golf permaneceu fiel à sua herança, mantendo-se como um dos carros mais icônicos e amados da Volkswagen.
Deixe o seu Comentário