Durante a avaliação das metas fiscais do Governo em 2023, a secretária de Estado da Economia, Selene Peres, destacou para os deputados que o Estado conseguiu alcançar o equilíbrio das finanças públicas. Ela apresentou os indicadores do terceiro quadrimestre e ressaltou que Goiás lidera o ranking entre os estados com melhor potencial de mercado no Brasil. A audiência pública de prestação de contas foi realizada pela Comissão de Finanças na tarde desta quarta-feira, 20.
Durante a apresentação dos indicadores, Selene Peres afirmou que Goiás se destaca como líder do ranking entre os estados com melhor potencial de mercado do país, considerando fatores como crescimento potencial da força de trabalho, inadimplência e volume de crédito. Ela atribuiu esses resultados às medidas de política econômica adotadas pelo governo estadual e comemorou o sétimo lugar no ranking de competitividade do país, um marco histórico para Goiás.
A secretária também destacou o crescimento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no terceiro quadrimestre de 2023, que registrou um aumento de 1,04% em relação ao ano anterior. Além disso, ressaltou que Goiás alcançou o equilíbrio sustentável das finanças públicas nesse período.
Apesar do resultado orçamentário menor em comparação com o ano de 2022, Selene Peres celebrou o cenário positivo, destacando o compromisso com a responsabilidade fiscal, que possibilitou maior investimento em Educação. O gasto em Educação correspondeu a 26,41% da receita, superando o valor pago em 2022 (25,85%). Desde 2019, Goiás tem superado o limite constitucional de investimento em Educação.
A secretária também mencionou o aumento das despesas com pessoal em 5,18% em relação a 2022, destacando a necessidade de atenção por parte do Estado para evitar ultrapassar o limite de alerta em 2024.
Ao final da apresentação, o presidente da Comissão de Finanças parabenizou o trabalho da secretária e dos técnicos da Economia, ressaltando o compromisso do Estado em fazer a diferença. Em entrevista à imprensa, Selene Peres afirmou que o governo cumpriu todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal em 2023, demonstrando um resultado superavitário no orçamento e cumprindo os limites constitucionais de educação e saúde, entre outros.
Deixe o seu Comentário