Renato Santos, morador de Ceilândia, se divide entre o trabalho como varredor e sua paixão pelo karatê. No domingo (17), ele embarca para Malta para competir no World Karate Championships, representando a Seleção Brasileira Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB) em dois torneios: o Open Internacional e o Mundial, que ocorrem entre os dias 21 e 24 de março.
Com 26 anos, casado e pai de uma menina de 2 anos, Renato já acumula 31 medalhas e sete troféus no esporte. Esta será sua primeira viagem internacional para competir.
Nascido em Taguatinga, Renato sempre viveu em Ceilândia. Inspirado pelo primo Lincon Vidal, da Seleção Brasileira de Karatê, ele começou no esporte em novembro de 2019. A falta de recursos para comprar equipamentos e pagar inscrições e viagens para competições era um desafio, até ser patrocinado pela Sustentare Saneamento, empresa onde trabalha como gari.
Mesmo conciliando o trabalho como gari das 6h às 14h30, Renato não deixou de treinar, dedicando-se ao pilates às 15h30 e ao karatê à noite, das 19h às 22h. Além de vencer o último Campeonato Brasiliense de Karatê, ele lidera o ranking de sua categoria pela Federação Brasiliense de Karatê pelo segundo ano consecutivo e é vice-líder no ranking da Federação Mineira.
Renato foi escolhido para competir no World Karate Championships com outros 30 atletas brasileiros através de uma carta de convocação em novembro de 2023. Apesar de considerar dedicar-se apenas ao karatê, ele ressalta que o retorno financeiro não é suficiente para cobrir todos os gastos. Seu conselho para aqueles que desejam iniciar uma carreira no esporte é simples: não tenham medo de arriscar, divirtam-se, treinem muito e dediquem-se, que os resultados virão.
Deixe o seu Comentário