O Brasil atingiu a marca de mais de 1 milhão de casos prováveis e confirmados de dengue em 2024, conforme dados do Ministério da Saúde. Nas primeiras oito semanas do ano, foram registrados 1.017.278 casos, em comparação com 207.475 no mesmo período do ano anterior. As mortes relacionadas à dengue alcançaram 214, com 687 ainda em investigação.
A rápida ascensão de casos neste ano chamou a atenção de especialistas, indicando uma imprevisibilidade no comportamento da dengue. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, alertou que a curva de casos está inclinada de forma preocupante, e a expectativa é de que o país supere todos os recordes de dengue em 2024.
Devido à alta incidência, seis estados (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal declararam emergência em saúde pública. O Ministério da Saúde planeja implementar um “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue no próximo sábado, 2 de março, como parte dos esforços para conter o avanço da doença.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca a importância desse momento de atenção e monitoramento em todo o país.
Deixe o seu Comentário