Distribuidoras estimam que os preços da gasolina e do diesel podem aumentar significativamente após a implementação da Medida Provisória (MP) 1227/24, que limita a compensação de créditos de Pis/Cofins devido à desoneração de setores da economia. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBS), o impacto total no setor pode alcançar R$ 10 bilhões.
Para a gasolina, a previsão é de um aumento entre 20 e 46 centavos, o que representa uma variação de 4% a 7%. Já o diesel deve ter um acréscimo de 10 a 23 centavos, variando de 1% a 4%. Essas estimativas consideram apenas os custos adicionais às empresas de logística na distribuição dos combustíveis, assumindo que todo o impacto será repassado ao consumidor.
A MP, que visa compensar as perdas do governo com a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios até 2027, limita os benefícios que as empresas têm com descontos no PIS e Cofins. De acordo com o Ministério da Fazenda, as medidas de compensação podem arrecadar até R$ 29,2 bilhões para cobrir essa perda de arrecadação, gerando preocupações com o impacto na economia nacional e no consumidor final.
Deixe o seu Comentário