Maio deste ano se destaca como o melhor mês da série histórica em termos de novos acordos comerciais para o agronegócio brasileiro no mercado mundial. Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foram registradas a abertura de 15 novos mercados em 10 países diferentes nos últimos 31 dias.
Esse desempenho supera o recorde anterior, estabelecido em maio de 2020, que contou com oito aberturas em cinco países. No ano passado, o mês de maio contribuiu com a abertura de sete novos mercados em sete nações, contribuindo para um total de 78 novos mercados em 39 países ao longo de 2023. Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foram abertos 124 mercados em 51 países.
Além disso, maio se destaca como o melhor mês deste ano, superando março, janeiro, fevereiro e abril, com um total de 46 novos mercados em 27 países. Entre as conquistas estão a exportação de pescados para África do Sul, Austrália e Índia; carne de aves para El Salvador e Lesoto; carne suína para o Butão; e café verde para Zâmbia, entre outros.
Essas aberturas contemplam todos os continentes, evidenciando a diversificação geográfica das exportações brasileiras. O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, atribui esse resultado ao trabalho conjunto, especialmente dos adidos agrícolas nas negociações bilaterais.
Essa expansão de mercados internacionais é fundamental para o crescimento das exportações brasileiras, especialmente no agronegócio, que representou 49,3% do total das exportações do país nos primeiros quatro meses deste ano, gerando uma receita de US$ 52,39 bilhões. Esse resultado representa um aumento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as exportações totalizaram US$ 50,52 bilhões.
Deixe o seu Comentário