A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e as Fraudes (CORF/PCDF), realizou nesta segunda-feira (8) uma operação visando desarticular um grupo que falsificava cartuchos e toners de impressoras.
Seis equipes policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em seis estabelecimentos comerciais localizados na Asa Norte, Setor de Indústria Gráfica e Samambaia. Esses locais, segundo a investigação da CORF, atuavam como depósito e ponto de venda de cartuchos e toners falsificados, de qualidade inferior, sendo comercializados como produtos originais. Muitos deles apresentavam selos falsificados dos fabricantes, resultando em prejuízos aos consumidores.
Durante as diligências, foram encontrados nos estabelecimentos centenas de toners e cartuchos falsificados. A operação, denominada CROMA, contou com a participação do Instituto de Criminalística (IC/PCDF), responsável pela elaboração de exames e laudos periciais para verificar a autenticidade dos produtos. Esta ação está alinhada à política da PCDF de enfrentamento e combate à pirataria, abrangendo os crimes contra a relação de consumo e contra a propriedade industrial.
De acordo com a PCDF, a operação CROMA é de extrema relevância devido ao grande número de consumidores prejudicados, havendo até mesmo suspeitas de venda para órgãos públicos.
Os produtos falsificados foram apreendidos durante a operação, marcando o início das investigações. O próximo passo da PCDF é ampliar as investigações para identificar a origem das mercadorias e desarticular completamente o grupo responsável por essa prática ilegal.
Deixe o seu Comentário