O Distrito Federal ganhou mais 36 ônibus novos, parte dos 195 adquiridos pela Viação Pioneira para integrar a frota da Área 2 do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC-DF). Esses veículos, movidos a biodiesel e com motores que reduzem em 80% a emissão de gases poluentes, ampliarão o serviço do BRT e atenderão linhas de Santa Maria, Paranoá e Itapoã.
A apresentação dos novos ônibus pela concessionária ocorreu nesta sexta-feira (16). Com isso, somados aos 59 ônibus recebidos em setembro do ano passado, a empresa agora conta com 95 veículos novos.
Dos 36 ônibus apresentados, 20 são do tipo Padron BRT, sendo 12 destinados a ampliar a oferta nas linhas de Santa Maria, e os outros 16 são do tipo Super Padron, que substituirão articulados e atenderão as linhas do Paranoá e Itapoã.
Antes de entrarem em operação, os veículos passarão por vistorias, emplacamento, instalação de validadores e registro no sistema da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF). Segundo o subsecretário de Operações da Semob-DF, Márcio Antônio de Jesus, os ônibus Padron BRT deverão começar a operar em março, caso não haja atrasos na documentação.
Com tecnologia avançada, todos os ônibus contam com ar-condicionado, circuito de imagem interna, validadores V6 e GPS interligado 24 horas por dia. Além disso, possuem um sistema de captação de energia que mantém o sistema elétrico do veículo e alimenta as baterias, mesmo quando o ônibus estiver parado.
A renovação da frota do transporte público coletivo tem sido prioridade do GDF, com fiscalização da Semob-DF. As concessionárias Piracicabana (Área 1), Pioneira (Área 2) e Urbi (Área 3) já renovaram 100% de suas frotas.
Fonte: Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)
Deixe o seu Comentário